A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Resumo
Com a crescente utilização do território como parte fundamental na propositura de
políticas públicas, grandes empresas no ramo de concessão de rodovias e tantos
outros ramos, estão se apropriando dessa categoria para propor ações e
desenvolver seus projetos sociais. São das comunidades lindeiras onde as
empresas estão instaladas ou prestando serviços que surgem os trabalhadores que
contribuem para o sucesso da empresa. Assim, a maioria dos clientes que
consomem seus produtos e serviços, bem como os insumos naturais advindos do
meio ambiente, também tem como origem essas comunidades. Devemos
compreender essas comunidades como um espaço coletivo que vem sendo
submetido às novas dinâmicas e desdobramentos provocados pela globalização e
novas tecnologias. Um reposicionamento das empresas passou a ser uma questão
de sobrevivência num mundo marcado pela intensa e livre concorrência. O conceito
de responsabilidade social é fruto de mudanças históricas que se intensificaram nas
últimas décadas. A partir dos anos 1970, grandes corporações começaram a
perceber que não eram ilhas sem qualquer relação com a comunidade na qual está
inserida. Hoje, interessa à empresa outros valores que não exclusivamente o retorno
financeiro de suas atividades. A responsabilidade social tornou-se de fato um
diferencial que agrega valores à marca e ao produto ou serviço prestado por
determinada empresa (SEST/SENAT 2009). Responsabilidade social é uma forma
de gestão empresarial transparente e sustentável. A ética é à base da
responsabilidade social e se expressa através dos princípios e valores adotados
pelas empresas. Ao contrário do que se pensam a responsabilidade social não
envolve somente recursos financeiros, mas mudanças de comportamento e atitudes.
Medidas simples como valorização do funcionário e uma política de consulta e
participação da comunidade, são consideradas ações de responsabilidade social.
Mas de que forma podemos estimular a participação e protagonismo da
comunidade? Estimulando um ambiente de participação democrática e valorizando
os agentes sociais nos territórios é um bom começo. Os investimentos realizados
nas comunidades pelas empresas são ações estratégicas direcionadas para o
desenvolvimento territorial (local) que é singular e também regional, identificados a
partir de mapeamento e diagnóstico social realizado nos municípios. Pensando em
um objetivo mais amplo, esses investimentos irão impactar diretamente a vida dos
moradores do território e daquela região. O maior desafio das empresas para o
desenvolvimento local é efetivar a sustentabilidade nos territórios trabalhados.