A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Paula Fonseca do Nascimento

Resumo


Com a crescente utilização do território como parte fundamental na propositura de

políticas públicas, grandes empresas no ramo de concessão de rodovias e tantos

outros ramos, estão se apropriando dessa categoria para propor ações e

desenvolver seus projetos sociais. São das comunidades lindeiras onde as

empresas estão instaladas ou prestando serviços que surgem os trabalhadores que

contribuem para o sucesso da empresa. Assim, a maioria dos clientes que

consomem seus produtos e serviços, bem como os insumos naturais advindos do

meio ambiente, também tem como origem essas comunidades. Devemos

compreender essas comunidades como um espaço coletivo que vem sendo

submetido às novas dinâmicas e desdobramentos provocados pela globalização e

novas tecnologias. Um reposicionamento das empresas passou a ser uma questão

de sobrevivência num mundo marcado pela intensa e livre concorrência. O conceito

de responsabilidade social é fruto de mudanças históricas que se intensificaram nas

últimas décadas. A partir dos anos 1970, grandes corporações começaram a

perceber que não eram ilhas sem qualquer relação com a comunidade na qual está

inserida. Hoje, interessa à empresa outros valores que não exclusivamente o retorno

financeiro de suas atividades. A responsabilidade social tornou-se de fato um

diferencial que agrega valores à marca e ao produto ou serviço prestado por

determinada empresa (SEST/SENAT 2009). Responsabilidade social é uma forma

de gestão empresarial transparente e sustentável. A ética é à base da

responsabilidade social e se expressa através dos princípios e valores adotados

pelas empresas. Ao contrário do que se pensam a responsabilidade social não

envolve somente recursos financeiros, mas mudanças de comportamento e atitudes.

Medidas simples como valorização do funcionário e uma política de consulta e

participação da comunidade, são consideradas ações de responsabilidade social.

Mas de que forma podemos estimular a participação e protagonismo da

comunidade? Estimulando um ambiente de participação democrática e valorizando

os agentes sociais nos territórios é um bom começo. Os investimentos realizados

nas comunidades pelas empresas são ações estratégicas direcionadas para o

desenvolvimento territorial (local) que é singular e também regional, identificados a

partir de mapeamento e diagnóstico social realizado nos municípios. Pensando em

um objetivo mais amplo, esses investimentos irão impactar diretamente a vida dos

moradores do território e daquela região. O maior desafio das empresas para o

desenvolvimento local é efetivar a sustentabilidade nos territórios trabalhados.


Palavras-chave


Valorização do território. Responsabilidade social. Desenvolvimento local. Protagonismo comunitário. Sustentabilidade.

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