PROJETO SOCIEDUCATIVO COM ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS

Ana Cristina Bernardes Prates, Elda Rivero Lacerda Santos, Juliene Aglio de Oliveira, Sandra Dutra Pereira

Resumo


Este trabalho é fruto de estudos, desenvolvidos na Supervisão Acadêmica I, no
curso de serviço social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”
objetivando trazer a tona o campo de estágio que atende adolescente para o
cumprimento de medidas sócioeducativas: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de
Serviços à Comunidade (PSC).Os adolescentes chegam ao projeto encaminhados
pelo Poder Judiciário para atendimento, acompanhamento e orientação do
cumprimento da medida socioeducativa. Depois de comprovada a conduta ilegal do
adolescente, ele é responsabilizado pelos seus atos e, como resposta social, recebe
imposição das chamadas medidas socieducativas prevista no Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA). Muitos adolescentes em situação de vulnerabilidade social
pertencem a famílias desfavorecidas socioeconomicamente, tendo em vista está
realidade passam por experiências de risco social no âmbito familiar. O ato
infracional desses adolescentes revela histórias de abandono, de marginalização, de
fracasso escolar, de violência doméstica e de ausência de perspectivas para o
futuro. As demandas institucionais são: adolescentes em conflito com a lei, usuários
de substância psicoativas, evasão escolar, preparar e inserir no mercado de
trabalho, possibilitando o redirecionamento de seus hábitos e valores, providenciar
quando necessário a documentação pessoal e escolar do adolescente, dar
encaminhamentos das recursos na área da saúde e tratamento específico de
drogadição, integrar o trabalho do projeto junto a rede de serviços existente na
comunidade. As demandas socioprofissionais é um desafio para aqueles que
trabalham nos projetos socioeducativos, já que o principal objeto é despertar no
adolescente a possibilidade de construção de um projeto de vida em ruptura com a
prática infracional, para isso precisam superar as demandas institucionais e construir
respostas profissionais que garantam a construção e efetivação de um sistema de
garantia de direitos sociais ao adolescente. Uma das demandas socio profissionais é
a permanência desses adolescentes na escola e em muitos casos é garantir uma
vaga, já que muitas escolas não aceitam esses adolescente pois estão em idadesérie
defasada, são vítimas de preconceitos já que o motivo alegado pela ausência
de vagas é que esses adolescentes aliciariam as crianças, dificultando assim inserilos
em cursos profissionalizantes, já que é necessário ter concluído o ensino médio.
O projeto muitas vezes não oferecem oficinas que despertam o interesse dos
adolescentes.Trabalhar com esses adolescentes exige compromisso ético e político
e requer investimentos sociais, técnicos e sobretudo, humano. É preciso enfrentar o
desafio constante de descobrir e redescobrir a linguagem que aponte os interesses e
as reais necessidades desses jovens, ajudando-os a lutarem por uma vida futura,
dentro da legalidade.

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