A PASSIVIDADE DO CONSUMIDOR
Resumo
Atualmente, vive-se, inegavelmente, numa sociedade de consumo, que é, a um só tempo, fruto de um processo de produção e de comercialização. As práticas comerciais constituem o núcleo do direito do consumidor. Porém, as mesmas não são facilmente conceituadas. Quando se fala em direito do consumidor as pessoas lembram logo do PROCON (Proteção ao Consumidor), mas o direito do consumidor vai além disso. O consumidor começa a ser induzido diante dessa sociedade de consumo, e da massificação em obter cada vez mais os bens de consumo, com isso as práticas comerciais ganham grande importância, servem e alimentam a sociedade, aproximando os consumidores cada vez mais dos bens de um sonho que não fica muito distante mais. Dentro desse universo o consumidor se torna um componente da máxima importância. Como fazer para atrair cada vez mais o consumidor? Foi pensando nisso que apareceu uma nova modalidade chamada Marketng . As práticas comerciais não se esgotam nele, contudo, dentre elas ele foi quem assumiu maior prestígio. O objetivo específico desse estudo consiste em refletir e conscientizar o consumidor que Código do Consumidor existe para garantir seus direitos quando os mesmos forem invadidos ou prejudicados. Essa pesquisa será desenvolvida a partir de leituras de vários livros, artigos, pesquisa de campo no comércio do município de Dracena – SP, situado a 650 km da capital (SP). O direito do consumidor deveria ser uma prática essencial na vida de todos, mas a realidade não é bem essa. Há quase duas décadas em que foi criada a Lei de Defesa do Consumidor, ainda se presencia muita falta de informação a respeito do Código. Mesmo assim o cidadão tem um poderoso instrumento em suas mãos para o exercício de sua cidadania. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor,representa muito mais que um instrumento de proteção do cidadão, sendo um verdadeiro convite à sociedade para que se organize na proteção dos seus direitos