PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA APLICADA À EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Claudia Regina Parra, Cristina Morales Torcato, Juliana Barbosa Novaes

Resumo


Esta pesquisa de campo realizada no curso de Psicologia teve por objetivo investigar a contribuição da Teoria Cognitiva Comportamental na construção e importância da música e sua amplitude para o sujeito da Escola Macrisan de Paulicéia/SP, em seus aspectos cognitivos e psicoemocionais. Considera-se que a Escola Macrisan acredita na música como um caminho para construção e formação de sujeitos. O estudo aconteceu por meio de levantamento e estudo bibliográfico, contato com a escola, observação, entrevista, orientações sobre Teoria Cognitiva Comportamental como análise dos pensamentos automáticos por intermédio das
crenças e suas técnicas, trabalho grupal ao desenvolver temas como ansiedade (onde está a ansiedade), autoestima (conhecer a si mesmo para conhecer o outro), alteridade (valorizar a construção do outro) e mudança (automudança como forma de pensar), discussão e elaboração do relatório final. Como resultado, verificou-se sobre a Teoria Cognitiva Comportamental como forma de contribuição nos conflitos
de alunos que aprendem música, pois opera nos pensamentos negativos automáticos, já que para Teoria Cognitiva Comportamental, a aprendizagem é o
resultado do processo de relação do sujeito com o mundo externo e tem conseqüências no plano da organização interna do conhecimento. Entretanto, a música unida aos métodos da Teoria Cognitiva Comportamental, oferece apoio, construção e transformação na vida de cada pessoa e, possível sujeito, de suas ações, visto que reorganiza pensamentos a fim de garantir possibilidades ao indivíduo de alterar o que lhe incomoda, reorganizar o comportamento, aprender a
lidar com o sofrimento e, sobretudo, evitar que este surja.

Palavras-chave


Música; Teoria Cognitiva Comportamental; Pensamentos Negativos Automáticos.

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