COLETA DE PREÇO E ÍNDICE DE PREÇOS TOLEDO: UMA FERRAMENTA DE PRÁTICA PROFISSIONAL

Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Lucia Ribeiro da Costa

Resumo


A Empresa Júnior Toledo Associação Civil é uma Entidade Civil sem fins lucrativos. É gerida pelos alunos dos cursos da área de negócios das Faculdades Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo”. Foi criada pelo coordenador do curso e
pelos alunos de Ciências Econômicas no ano 1993. Em 1996 foram incorporados os alunos dos cursos de Administração de Empresas e de Ciências Contábeis. Em 2009, passaram a integrar a Empresa Júnior os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Tecnologia em Gestão Financeira, com a abertura de ambos os cursos na Instituição de Ensino e, em 2010 o curso de Tecnologia em Marketing. Com objetivo de promover experiência no mercado de trabalho, os alunos
graduandos são colocados em atividades junto a projetos que possibilitam a aplicação dos conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, aliando a prática profissional em suas áreas de atuação. Estes projetos são orientados por
professores e profissionais que atuam no mercado empresarial e tem algum vínculo com as Faculdades Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo”. Os projetos
vivenciados na Empresa Júnior Toledo são voltados para as áreas de conhecimento abrangidas pelos cursos em que os participantes da Empresa Júnior estão matriculados. Estes trabalhos são executados na forma de serviços a
comunidade, pesquisas, assessorias, consultorias, estudos organizacionais, cursos e palestras. Os clientes da Empresa Júnior são pessoas físicas, pessoas jurídicas (empresas), órgãos públicos, entidades sociais que dispõem de serviços
de qualidade, pois são orientados por profissionais atuantes nas áreas (orientadores). Os trabalhos prestados as entidades do terceiro setor são gratuitos e as demais empresas, órgão públicos ou pessoas físicas são os serviços
prestados tem preços acessíveis. Uma das áreas de atuação da Empresa Júnior está relacionada a pesquisa de preços em supermercados e ao Índice de Preços Toledo (IPT). Este projeto existe desde 1994. A coleta de preços é desenvolvida
junto aos maiores supermercados de Presidente Prudente, tem periodicidade mensal e sua divulgação é feita amplamente na mídia de Presidente Prudente e Região. No ano de 2009 foram 66 inserções na mídia, somente com a coleta de preços. O IPT é o primeiro índice de preços da região de Presidente Prudente e mede a inflação da cesta básica. Este índice é divulgado desde 2007, quinzenalmente. Em 2009 foram 137 inserções na mídia relacionadas ao IPT.
Através da participação na Coleta de Preços e no Índice de Preço Toledo (IPT) foi colocado em prática, de maneira efetiva, muito do que foi apresentado em sala de aula pelos professores, como tabulação de dados, contato direto com público, como falar em público, agregando de forma significativa conhecimentos práticos e mostrando como atuar de maneira responsável como profissional, com ética e
responsabilidade no mercado de trabalho.

Palavras-chave


Empresa Júnior Toledo; Pesquisa; Coleta de Preços; PT;Preços.

Texto completo:

PDF