REVIVENDO AS TRADIÇÕES
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente trabalho irá referir-se ao tema revivendo as tradições que, de acordo com o dicionário Michallis, é o ato da comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos e costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. Com ênfase especial na importância de se reviver as tradições em relação ao presente mundo globalizado, aonde os hábitos e tradições regionais cada vez mais vem sendo englobados, mudados e abandonados, graças ao avanço neo-liberal, mas também no campo do desenvolvimento, enfatizando os ganhos fisiológicos derivados de tais atividades, principalmente os benefícios motores e benefícios cognitivos. Os dados reforçarão as idéias calcadas na obra de Schiller (2008), quanto a uma prática de reviver as tradições através de brincadeiras. As brincadeiras depositadas na tradição oral possuem suas origens nas interações primárias do progresso da pessoa
humana. Seu resgate dá a possibilidade da formação e reformulação da identidade singular da criança e desta em seu grupo. Tradições e brincadeiras que, de certa forma, poderão ser apropriadas pelas crianças através dos processos lúdicos de comunicação, fornecendo um ganho extra de manutenir a função dita por Bosi (1994). Para desenvolver estes objetivos, serão realizadas brincadeiras tais como “passa anel” e “roda”, “bilboquê” e “saquinhos de feijão” como parte da análise e realização do projeto. OBJETIVOS: A proposta visará o desenvolvimento integral,
fazendo-se necessário um questionamento quanto a aplicação da psicologia e seus conhecimentos, e, por conseqüência, o papel do psicólogo dentro de tal contexto. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi dada grande importância ao método cientifico, como organizador e foco de pesquisa, ordenando e fundamentando a realização do trabalho intelectual, servindo de alicerce para que este fosse realizado. A pesquisa foi realizada com o intuito de explorar realidades, descrevendo certos paradigmas e buscando explicar certos aspectos da temática. A busca se exaure na pesquisa bibliográfica e documental, na forma de: coleta de dados, pesquisas e publicações que venham a tratar assunto. RESULTADOS: A pesquisa mostrou que há uma tentativa em se resgatar e reviver as tradições perdidas, mas existe ainda um grande
hiato entre a realidade e o efetivo exercício dessas tradições, pois a prática não revela a existência ativa desse patrimônio imaterial, mas sim passiva. Na análise dos resultados, notou-se que a pesquisa foi muito bem aceita e as brincadeiras
proporcionaram uma vivência valorosa tanto nos docentes quanto nas crianças. CONCLUSÃO: A presente pesquisa proporcionou o resgate das tradições culturais através do contexto educacional e comprovou a importância das atividades culturais tradicionais para o desenvolvimento afetivo e social.
humana. Seu resgate dá a possibilidade da formação e reformulação da identidade singular da criança e desta em seu grupo. Tradições e brincadeiras que, de certa forma, poderão ser apropriadas pelas crianças através dos processos lúdicos de comunicação, fornecendo um ganho extra de manutenir a função dita por Bosi (1994). Para desenvolver estes objetivos, serão realizadas brincadeiras tais como “passa anel” e “roda”, “bilboquê” e “saquinhos de feijão” como parte da análise e realização do projeto. OBJETIVOS: A proposta visará o desenvolvimento integral,
fazendo-se necessário um questionamento quanto a aplicação da psicologia e seus conhecimentos, e, por conseqüência, o papel do psicólogo dentro de tal contexto. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi dada grande importância ao método cientifico, como organizador e foco de pesquisa, ordenando e fundamentando a realização do trabalho intelectual, servindo de alicerce para que este fosse realizado. A pesquisa foi realizada com o intuito de explorar realidades, descrevendo certos paradigmas e buscando explicar certos aspectos da temática. A busca se exaure na pesquisa bibliográfica e documental, na forma de: coleta de dados, pesquisas e publicações que venham a tratar assunto. RESULTADOS: A pesquisa mostrou que há uma tentativa em se resgatar e reviver as tradições perdidas, mas existe ainda um grande
hiato entre a realidade e o efetivo exercício dessas tradições, pois a prática não revela a existência ativa desse patrimônio imaterial, mas sim passiva. Na análise dos resultados, notou-se que a pesquisa foi muito bem aceita e as brincadeiras
proporcionaram uma vivência valorosa tanto nos docentes quanto nas crianças. CONCLUSÃO: A presente pesquisa proporcionou o resgate das tradições culturais através do contexto educacional e comprovou a importância das atividades culturais tradicionais para o desenvolvimento afetivo e social.
Palavras-chave
Reviver. Tradições. Crianças. Culturais. Brincadeiras.