PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VISÃO DO EDUCANDO

Clarisse Basso Pereira, Ligiane Oliveira Santos

Resumo


O presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que terá como população alvo os estudantes (adolescentes) que estão cursando o ensino médio na instituição Anglo/CID de Dracena/SP. Na ocasião será abordada a preferência dos alunos com relação às práticas pedagógicas, bem como sua concepção de professor ideal. Este estudo se faz oportuno uma vez que contribui para a reflexão sobre o processo de
ensino-aprendizagem ocorrido nas escolas brasileiras. Como forma de instrumentalizar a pesquisa, aplicaremos um questionário contendo questões fechadas (respostas de múltipla escolha), que envolvem o gosto do aluno por
determinada disciplina e levando em conta principalmente as práticas pedagógicas adotadas pelo professor; sem desconsiderar neste percurso o relacionamento
professor-aluno e o conteúdo da disciplina. Concluída esta etapa de coleta de dados, as informações obtidas serão processadas e dispostas através de gráficos, além de analisadas do ponto de vista estatístico, as inferências possibilitadas a partir dos dados serão dispostas em acordo com o objetivo proposto e a bibliografia sobre o tema.

Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Preferência. Transmissão. Aquisição. Conhecimento.

Texto completo:

PDF