PERSUASÃO E IRRACIONALIDADE: COMO A ECONOMIA
Resumo
Presumia-se até um passado recente que o ser humano, por ser dotado
de razão, possuía todos os instintos e comportamentos necessários para avaliar
objetivamente diversas situações, e dentre várias alternativas, escolher aquela que
de fato mais maximize os seus interesses individuais, ou seja, a mais vantajosa. De
fato, o pensamento de ";homem racional"; predominou por várias décadas e
constituiu uma poderosa ferramenta de suporte à análise econômica. Entretanto,
recentes estudos sobre tomada de decisão, como os conduzidos pelo Nobel de
economia Daniel Kahneman, vieram para mostrar o quanto essa crença é ilusória e
como, na realidade, estamos sempre expostos a influências que podem minar
nossa capacidade de julgar e agir com clareza. Nesse sentido, o presente trabalho
tem como objetivo demonstrar algumas situações das quais seres humanos, e
também consumidores, são expostos a técnicas persuasivas que fazem com que o
seu comportamento deixe de ser plenamente racional e como os profissionais de
marketing estão aproveitando esses estudos para inserir suas técnicas de vendas.
Para o tanto, foi utilizada uma metodologia baseada exclusivamente em pesquisas
bibliográficas.