A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Rafael NASCIMENTO, Marileia INOUE

Resumo


O Serviço Social frente as lutas da categoria profissional dos AssistentesSociais tem legitimamente conquistado espaços de trabalho no âmbito daEducação. O presente trabalho procura demonstrar a atuação do Assistente Socialno âmbito da educação especial e a interlocução da prática profissional, norteadapela Ética Profissional como estratégia política. Como procedimento metodológicode nossa pesquisa realizamos uma visita a instituição Associação de Pais eAmigos dos Excepcionais – APAE de Peabiru - PR além de entrevistarmos aAssistente Social da referida instituição. APAE em tela é de cunho filantrópico,portanto tem uma abordagem tradicional e longa experiência no atendimento depessoas com deficiência, especialmente com déficit cognitivo, porém precisou seadequar as novas propostas de educação para pessoas com deficiência vigentes nopaís. A partir da bibliografia relacionada ao tema, no contexto da Política deAssistência e dos programas institucionais podemos compreender o contexto sócio– ocupacional da Assistente Social entrevistada e como é sua prática profissionalcotidiana no âmbito da Educação Especial visando a inclusão social de pessoascom deficiência.

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