A Importância do atendimento como fator para o sucesso empresarial

Jessica Tumitan SELMO, Maria Lúcia Ribeiro da COSTA

Resumo


No mundo dos negócios cresce exponencialmente o desenvolvimento e o investimento em tecnologia, buscando a conquista e a fidelização do cliente como nunca foi visto antes. Apesar da tecnologia não ser problema para muitas empresas boa parte delas perdem clientes por um fator muito simples e ao mesmo tempo muito importante: o atendimento. Um atendimento diferenciado pode levar ao sucesso de uma empresa, mantendo-a no mercado por um longo período ou ser este seu maior fator de insucesso. Logicamente que apenas um bom atendimento não salva nenhuma empresa, porém colaboradores bem treinados podem ser um diferencial numa situação em que a empresa necessite do fator humano como ressalva. A primeira reação de um cliente insatisfeito é reclamar, é buscar seus direitos, com um representante do serviço prestado, ou órgão regulador, como no caso dos planos de saúde e da telefonia móvel, por exemplo. Não basta então possuir recursos financeiros, estrutura física compatível ou uma alta tecnologia se isso não condiz com o atendimento. É preciso que as pessoas envolvidas possuam o talento e a habilidade de lidar com o público. Este colaborador deve estar preparado para atender todo tipo de cliente, ter a percepção de suas necessidades, antecipar-se à essas necessidades, saber e ao mesmo tempo entender e solucionar o problema apresentado.

Palavras-chave


Atendimento. Sucesso. Empresa. Diferencial

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