FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE O BINÔMIO CUIDAR E EDUCAR

Simone Galiani MILAN, Suélen Cristiane MARCOS

Resumo


O presente trabalho é fruto dos resultados de uma pesquisa constituída como um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Formação profissional para a docência na educação infantil: contribuições a partir da análise de Propostas Pedagógicas/ Curriculares praticadas em creches e pré-escolas”, em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa “Formação de Professores em Educação Infantil” – FOPREI, vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Neste trabalho, nosso objetivo é conhecer as concepções de criança que determinam a prática pedagógica, nas instituições de educação infantil, assim como, as concepções de cuidar e educar de professoras, considerando que essas são as duas funções complementares e indissociáveis da educação infantil. Para atingir os objetivos propostos e elucidar esse dilema educativo, escolhemos a metodologia qualitativa, e como ferramenta metodológica a aplicação de questionários visando identificar a percepção presente na prática das professoras de educação infantil, por meio das seguintes questões: Para você, o que é criança? O que é cuidar? O que é educar? Foram entrevistadas quatro professoras, que trabalham com crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos.

Palavras-chave


Formação Profissional. Educação Infantil. Trabalho Docente. Cuidar. Educar.

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