Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011

Júlio César BARRIOS, Maria Lúcia Ribeiro da COSTA

Resumo


Consumidor Consciente” é uma atividade de extensão universitária oferecida aos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Marketing das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. É desenvolvido desde 2003 com o objetivo de aproximar a instituição de ensino à comunidade, bem como possibilitar aos alunos a prática profissional. Ele é realizado em parceria com a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a Empresa Júnior Toledo de Presidente Prudente, com a coordenação do docente responsável pelas disciplinas de matemática e matemática financeira. Este projeto vem sendo desenvolvido, sempre no último sábado da “Semana do freguês”3 que ocorre no mês de outubro. No projeto os alunos atendem os consumidores que passam pelo quiosque da Toledo, esclarecendo dúvidas quanto a taxas de juros, condições de pagamentos, financiamentos e outras questões relacionadas a finanças. Os alunos, em grupos, fazem visitas nas lojas, oportunidade em que realizam cálculos para verificar a consistência das informações contidas em material de divulgação relacionadas aos juros. Há sete anos é realizada pesquisa sobre o perfil hábitos dos consumidores quanto a forma de pagamento, conhecimento sobre juros cobrados, utilização de cheque especial e financiamentos.

Palavras-chave


Extensão universitária. Consumidor. Juros. Formas de pagamento. Toledo.

Texto completo:

PDF