E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Marissa Yanara de Godoy LIMA, Joselia Galiciano PEDRO, Nilmaer Souza da SILVA

Resumo


Em meio aos relevantes avanços tecnológicos registrados a partir da década de 90, onde a utilização da internet tornou-se significativamente mais popular, a prática de comércio eletrônico passou a ser exercida entre pessoas e empresas do mundo todo, possibilitando relações sociais, econômicas e comerciais, até então inexistentes. Embora existam diversas maneiras de classificar as transações do e-commerce, a mais utilizada pelos autores estudiosos do tema envolve diretamente os participantes da transação. Assim, nesta pesquisa, cujo foco principal é a Bolsa Eletrônica de Compras do governo do estado de São Paulo, será abordado o segmento G2B, ou governo-empresa, que refere-se às transações realizadas entre organizações privadas, e as instituições públicas, tanto municipais, quanto estaduais e federais. Quanto às características metodológicas, esta pesquisa foi elaborada utilizando-se de uma abordagem descritiva e exploratória, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando métodos de estudo de caso. Desta forma, a partir dos resultados deste estudo, tornou-se ainda mais evidente a importância do comércio eletrônico em meio ao cenário atual, salientando as funcionalidades da Bolsa Eletrônica de Compras e os benefícios e dificuldades enfrentados por quem opta por este segmento.

Palavras-chave


E-commerce, Comércio Eletrônico, Bolsa Eletrônica de Compras, Internet.

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