E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
Em meio aos relevantes avanços tecnológicos registrados a partir da década de 90, onde a utilização da internet tornou-se significativamente mais popular, a prática de comércio eletrônico passou a ser exercida entre pessoas e empresas do mundo todo, possibilitando relações sociais, econômicas e comerciais, até então inexistentes. Embora existam diversas maneiras de classificar as transações do e-commerce, a mais utilizada pelos autores estudiosos do tema envolve diretamente os participantes da transação. Assim, nesta pesquisa, cujo foco principal é a Bolsa Eletrônica de Compras do governo do estado de São Paulo, será abordado o segmento G2B, ou governo-empresa, que refere-se às transações realizadas entre organizações privadas, e as instituições públicas, tanto municipais, quanto estaduais e federais. Quanto às características metodológicas, esta pesquisa foi elaborada utilizando-se de uma abordagem descritiva e exploratória, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando métodos de estudo de caso. Desta forma, a partir dos resultados deste estudo, tornou-se ainda mais evidente a importância do comércio eletrônico em meio ao cenário atual, salientando as funcionalidades da Bolsa Eletrônica de Compras e os benefícios e dificuldades enfrentados por quem opta por este segmento.
Palavras-chave
E-commerce, Comércio Eletrônico, Bolsa Eletrônica de Compras, Internet.