POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS IDOSAS

Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da PALMA

Resumo


O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, e no Brasil esse processo tem se dado de forma acelerada. Em poucos anos haverá um número considerável de idosos, e, portanto, a atenção a estas pessoas deverá ser redobrada. Atualmente a população idosa já ocupa um espaço significativo na sociedade brasileira e há várias razões para tanto, dentre elas estão à diminuição da taxa de fecundidade, a redução da taxa de mortalidade, os avanços tecnológicos que proporcionaram melhores condições de saúde, dentre outras causas. Desta forma será necessário fixar diretrizes e estabelecer políticas públicas que tenham as pessoas de mais de 60 anos como foco. Assim, perante o aumento do número de idosos, a mobilização do governo deve ser intensa para que se formule, implemente e execute políticas públicas sociais direcionadas para esta parte da população. O estudo tem por objetivo pesquisar as políticas públicas na área educacional para o idoso de acordo com a Constituição e o Estatuto do Idoso. A finalidade deste estudo tem como ponto principal destacar a educação continuada para os viventes da terceira idade, ou seja, instituir nas universidades públicas as universidades aberta aos idosos. Como a universidade pública não pode se eximir da sua responsabilidade social, também neste aspecto, respaldada pelo Fórum de Pró-Reitores Extensão das Universidades Públicas que, consoante com esta responsabilidade, definiu como linha programática a atenção integral à terceira idade.

Palavras-chave


Educação. Políticas Públicas. Idosos

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