COMUNICAÇÃO DE MARKETING: UMA VISÃO DIRECIONADA AO VAREJO

Marcela MORON, Maria Virgínia CANTAGALLO

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo investigativo sobre a forma de comunicação de marketing de varejo, no que tange ao ambiente interno e externo em três estabelecimentos varejistas observados na cidade de Colorado (PR). Por ser uma pesquisa qualitativa por meio de observação, foram utilizados roteiros e imagens dos três pontos de vendas ora descritos como, loja de venda de roupas a preços acessíveis para população de baixa renda, ótica com efetivo direcionado a venda de óculos de grau e revenda de lãs e linhas para artesanato e afins. Analisando as técnicas de marketing existentes nesses estabelecimentos, pode-se perceber a existência de um mercado com grande potencial de exploração. Os tipos de produtos destinados a venda possibilita as expectativas de empreendedorismo nas diferentes áreas, uma vez que podem ser considerados bens de média à alta qualidade obtendo dessa maneira boa média de lucratividade. Foi possível perceber que os três estabelecimentos procedem diferentes maneiras de apresentação de seus produtos aos clientes, mas com o mesmo objetivo, estar presente no mercado e serem lembrados pela qualidade que se propõe a oferecer.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Técnicas de Venda. Marketing de Varejo.

Texto completo:

PDF