Migração das feirinhas da madrugada para as pequenas cidades do interior

Caroline Aparecida Lasso GALHARDO, Guilherme Prado Bohac HARO

Resumo


Este artigo tem o intuito de demonstrar um fenômeno que vem acontecendo no interior dos estados, em especial no estado de São Paulo.
Este evento ocorre com a migração das feirinhas da madrugada para o interior, assim, levando baixos preços e atraindo inúmeros clientes. Clientes estes que acabam deixando de pagar os seus débitos aos comerciantes que arcam com todos os seus ônus e obrigações, assim gerando um grande prejuízo para o comércio das pequenas cidades. E por isso analisar-se-á alguns pontos importantes sobre este fato.
Após a Revolução Industrial da Inglaterra, houve um grande crescimento do setor produtivo, e consequentemente do consumo também. Deste modo, atingindo muitos países e inclusive o Brasil.
Tendo em vista que o consumo se multiplicou, e isso devido a grande variedade de produtos oferecidos no mercado, nasce também à concorrência. Entretanto, essa concorrência não é apenas em relação às empresas nacionais, uma vez que a importação de produtos se torna cada vez mais frequente e vantajosa à população, dado os baixos preços. Inclusive, um dos principais países que importa suas mercadorias para o Brasil, é a China.

Palavras-chave


Migração. Feirinha da Madrugada. Comerciantes. Prejuízo.

Texto completo:

PDF