DADOS TRIDIMENSIONAIS PARA UTILIZAÇÃO EM ITERAÇÃO GESTUAL
Resumo
Com a inserção do sensor Microsoft Kinect, no ano de 2010, para o console Xbox 360, disponibilizado inicialmente para diversos jogos, houve uma divulgação ampla do dispositivo, o qual permite o uso de interações gestuais livres auxiliando na possibilidade de pensar em interfaces cada vez mais imersivas e humanas, incrementando a experiência do usuário (CABREIRA e MÜLLING, 2012). As interfaces naturais do usuário (NUI) apresentam detalhes, como as interações gestuais as quais se destacam das interfaces gráficas tradicionais. Com o surgimento do sensor Kinect foram permitidos o uso de gestos corporais e comandos de voz para controlar o dispositivo Xbox, mas também os movimentos das mãos do usuário são considerados para algumas ações. Este trabalho tem como objetivo abordar questões relativas ao uso da interação gestual, contribuindo para a conceituação de interfaces naturais do usuário, na utilização de gestos com as mãos para manuseio de alguma ação, implementando um software que permita por meio de alguns gestos, a influência do homem com o computador para realização de ações em mapas cartográficos. Para isso será analisado o uso de interfaces naturais, verificado como o sensor Kinect reconhece os gestos humanos e é feita a coleta de dados, permitindo avaliar a contribuição do sensor para as interações humano computador.