ESCOLA E SEXUALIDADE: UMA VISÃO MODERNA DE PROFISSIONALISMO NO ÂMBITO SOCIAL

Anderson Kleber NASCIMENTO, Silvia Helena MANFRIM

Resumo


Este artigo pretende oferecer uma leitura que favoreça um pensamento crítico e facilitar aos leitores, a construção do respeito à diversidade. É um texto que nasceu do compromisso de profissão, assim acreditando que a educação pode nos conduzir a transformações sociais, quando comprometida com temas sociais contemporâneos, como a temática da educação sexual, ética e pluralidade cultural, por exemplo, considero importante que as mudanças comecem pelos próprios educadores. Diante do fator preconceito, muitas vezes os jovens e até os adultos não se dão conta de que algumas situações são repressoras, pois elas retiram das pessoas toda a possibilidade de ser sujeito de sua sexualidade, com liberdade e responsabilidade. Muitos ainda não perceberam que as normas condizentes à sexualidade são construídas históricas e socialmente e, portanto, podem sofrer mudanças. Isto significa que podemos e devemos pensar e repensar por meio de leituras e debates, sobre todas as temáticas articuladas com a sexualidade, para estarmos aptos a contribuir com as mudanças das normas opressoras e dos comportamentos discriminatórios em relação à diversidade das formas de se viver a sexualidade.

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