A VISÃO BASEADA EM RECURSOS COMO GERADORA DE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTADA

Gabriela Ferreira CABRERA, Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo um tema relevante para a área empresarial, a visão baseada em recursos como geradora de vantagem competitiva sustentada, que visa preencher a lacuna existente sobre o tema, através de uma apreciação empreendedora da administração estratégica, de forma a buscar suas características, seus conceitos, de modo a fundamentar os seus desdobramentos nos dias atuais, bem como sua influência no mercado. Evidenciou-se a necessidade da abordagem do tema, pois o mercado passa por uma constante mudança acompanhada de uma elevada competitividade e para que as empresas estejam preparadas para enfrentarem esse cenário é preciso que elas não apenas se ajustem às condições ambientais, como também a organização de seus planos e dos seus recursos. A visão baseada em recurso é um modelo de desempenho no qual a vantagem competitiva criada encontra-se primeiramente nos recursos e competências desenvolvidos e controlados pelas empresas. Nesse contexto, os recursos são definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias, já as capacidades formam um subconjunto dos recursos de uma empresa e são definidas como ativos tangíveis e intangíveis que permitem à empresa aproveitar por completo outros recursos que controla. Diante disso, a ideia proposta neste trabalho seria a abordagem visando o estudo, esclarecimento e conclusão das seguintes questões: por que algumas empresas obtêm melhor desempenho econômico do que outras? E, como as empresas alcançam e sustentam vantagens competitivas? A partir do estudo das capacidades internas de uma empresa e analisando a premissa da heterogeneidade de recursos (de que alguns recursos e algumas capacidades podem estar heterogeneamente distribuídos entre empresas concorrentes) e a premissa da imobilidade de recursos (de que essa heterogeneidade pode ser de longa duração) podemos descrever as condições sob as quais empresas ganharão vantagens competitivas. Além disso, podemos analisar as forças e fraquezas internas de uma empresa e avaliar seu potencial competitivo, através do modelo VRIO, que lança a questão do valor, raridade, imitabilidade e organização dos recursos e capacidades. Ele pode ser usado para identificar implicações competitivas de uma empresa, ou seja, se são fonte de desvantagem competitiva, paridade competitiva, vantagem competitiva temporária ou vantagem competitiva sustentável, e até que ponto constituem forças e fraquezas. Sendo que recursos e capacidades valiosas, raros, custosos de imitar e que sejam organizados apropriadamente pela empresa podem ser uma fonte de vantagem competitiva sustentável. Em sua metodologia trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que acompanhará todo o processo de investigação sobre o assunto.

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