ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION NO ENSINO SUPERIOR.
Resumo
O presente artigo “Análise da aplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction no Ensino Superior” pautou-se na concepção de Aprendizagem Significativa, ou seja, para que ocorra a aprendizagem é indispensável que o novo saber faça sentido para o aluno e que os conceitos já existentes interajam com os novos em um processo de (re) construção do conhecimento. Esta concepção teórica foi adotada por estar de acordo com os objetivos desta investigação: 1) analisar a aplicação da metodologia ativa Peer Instruction no ensino superior, selecionado como corpus os cursos de graduação do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; 2) sugerir atividades que possam contribuir com o trabalho docente em sala de aula. As atividades desenvolvidas foram: levantamento de dados, em particular, dos docentes que utilizam a referida metodologia, por meio da análise dos Planos de Ensino e Planos de Aula, aplicação de questionário e entrevista. O levantamento bibliográfico acompanhou todo o processo de investigação. Por fim, o fato de o ensino tradicional constituir-se de um dos grandes problemas vividos no Ensino Superior justifica uma pesquisa que venha contribuir para a superação dos problemas vividos, no que concerne ao ensino e à aprendizagem, colocando o aluno como sujeito ativo neste processo de (re) construção do conhecimento.