TECNOLOGIAS DO PRESENTE E METODOLOGIAS DO PASSADO: PROPOSTA DE INTERAÇÃO DO ALUNO COM A ELETRODINÂMICA VISANDO SUPERAR ESTE IMPASSE

Ulisses José RAMINELLI, Moacir Pereira de SOUZA FILHO

Resumo


Durante quase três décadas de atuação contínua em salas de aula em escolas de ensino médio, públicas e particulares, percebemos claramente alunos ‘sem a predisposição, sem a vontade de aprender’. Num ensino pautado no behaviorismo tradicional, seus interesses se voltam para as tecnologias atuais disponíveis, especialmente para os ‘famosos’ smartphones. Sendo assim, este artigo é parte de um projeto mais geral que visa desenvolver um software utilizando um aplicativo de celular desenvolvido na plataforma App Inventor para um curso de eletrodinâmica visando tornar a Aprendizagem Significativa. Apresentamos, neste artigo, os resultados referentes a um instrumento de análise composto por 25 questões fechadas. Este questionário foi aplicado em uma escola pública do município de Tarabai (região de Presidente Prudente) para estudantes da 3ª. série do ensino médio. O objetivo foi conhecer o perfil socioeconômico dos alunos envolvidos. O questionário nos permitiu, também, mapear quantos alunos dispõe de computadores, tablets ou smartphones para executar as atividades que serão propostas no decorrer do projeto. Apresentamos também a nossa proposta para o levantamento dos conceitos subsunçores. Consideramos que, a partir deste levantamento, conseguiremos informações que nortearão a estruturação final do conteúdo do aplicativo, bem como a estruturação da sequência didática que será elaborada por nós para orientar a aplicação em sala de aula de todo material produzido.

Texto completo:

PDF