A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA SOB O ASPECTO FINANCEIRO NA PEQUENA EMPRESA COMERCIAL E O PRINCÍPIO CONTÁBIL DA OPORTUNIDADE

Ana Paula MARINO, Loraine Cristina QUINTILIANO, Maria Cecilia Palácio SOARES

Resumo


O presente artigo tem por objetivo a formação do preço adequado de venda sob o aspecto financeiro na pequena empresa comercial e sua relação com o Princípio da Oportunidade como fator de informação contábil íntegra e tempestiva para tomada de decisões. Tem-se por premissa, por meio de revisão bibliográfica, que o preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Destaca o aspecto financeiro tendo por direcionamento a formação do preço pela empresa com meta de cobrir custos diretos, despesas variáveis, despesas fixas e o saldo restante será o lucro líquido. O preço é referencial para constituição da Receita Bruta informação chave na elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) relatório contábil-financeiro que divulga o resultado (lucro ou prejuízo) líquido da empresa ao final do período contábil. A elaboração incorreta do preço adequado à venda transmite aos usuários da informação contábil valores divergentes a realidade empresarial e influencia diretamente a tomada de decisão.

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