O BALANCED SCORECARD COMO SISTEMA DE CONTROLE DA GESTÃO
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo um tema relevante para a área empresarial, o Balanced Scorecard como sistema de controle da gestão, que visa preencher a lacuna existente sobre o tema, através de uma apreciação empreendedora da administração estratégica, de forma a buscar suas características, seus conceitos, de modo a fundamentar os seus desdobramentos nos dias atuais, bem como sua influência no mercado. Evidenciou-se a necessidade da abordagem do tema, pois as organizações estão cercadas por um cenário de constante incerteza, complexidade e mudanças, acompanhadas de uma elevada competitividade e para que estas empresas estejam preparadas para enfrentarem essa realidade é preciso que elas tenham um contínuo alinhamento e controle de processos e estruturas na busca da obtenção de resultados cada vez mais satisfatórios. Dessa forma, os tomadores de decisões devem estar subsidiados por informações adequadas que possibilitem o alinhamento entre a visão e a missão da empresa com os processos gerenciais e operacionais. Por isso, a estratégia empresarial, como sendo resultado dos interesses dos principais stakeholders, deve ser implementada através de um sistema de gestão estratégica responsável por garantir a integração entre processos impulsionadores de desempenho, buscando assim uma relação entre resultados financeiros e resultados operacionais. Diante disso, a ideia proposta neste trabalho seria a abordagem visando o estudo, esclarecimento e conclusão da seguinte questão: como a metodologia e ferramenta do Balanced Scorecard (BSC) pode ser uma fonte geradora de vantagem competitiva para as empresas? A partir do estudo do Balanced Scorecard (BSC), que representa um sistema de alinhamento e controle estratégico e que baseia-se na premissa da integração de indicadores que reflitam as perspectivas dos clientes, da capacidade de aprendizagem e crescimento e dos processos internos com os indicadores de resultados financeiros, é revelado o grau de concretização das estratégias implementadas, gerando com isso maior vinculação e comprometimento das pessoas que estão envolvidas nas ações da organização e, consequentemente, é proporcionado uma significativa vantagem competitiva. A comunicação do método de controle do BSC se dá por meio da sua estrutura lógica, baseada no gerenciamento das metas estabelecidas, possibilitando aos gestores realocar recursos financeiros, físicos e humanos para que possam alcançar os objetivos estratégicos, pois mais do que um sistema de mensuração de desempenho, ele é um tradutor da estratégia e comunicador do esforço de implementação de ações estratégicas. Em sua metodologia trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que acompanhará todo o processo de investigação sobre o assunto.