CÉLESTIN FREINET E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO

Ana Flávia Sousa GONÇALVES, Nathalia Santos BRUSTELO, Claudemira Azevedo ITO

Resumo


O educador de Célestin Freinet é respeitado por sua vasta contribuição à educação infantil. Sua vida e obra foram marcadas pelos grandes eventos do Século XX, especialmente os dois conflitos mundiais, portanto para o entendimento de sua proposta pedagógica faz-se necessário atentar para os aspectos sociais, políticos e econômicos da época. Suas ideias expressavam o descontentamento com a escola pública francesa que segundo ele pregava uma concepção pedagógica técnica, com caráter conservador em contraposição as demandas do proletariado. Dessa forma, seu posicionamento político foi elemento fundamental para a sua produção intelectual. Este trabalho tem por objetivo compreender a proposta pedagógica do educador Célestin Freinet considerando a sua concepção de sociedade, e neste contexto de como ele definia a importância da atuação do professor e da educação. Este trabalho foi realizado a partir das seguintes etapas de pesquisa: Levantamento bibliográfico, leitura, discussão do tema e elaboração de relatório. A fundamentação metodológica para este trabalho que se permitiu o aprofundamento do entendimento da complexidade da produção de Freinet, e além disso, apreender a os aspectos socioeconômicos e espaciais que determinaram suas ideias. Pode-se afirmar que o pensamento de Freinet passou por distintas fases. Oliveira (1995) afirma que o a concepção de educação de Freinet sofre modificações conforme a conjuntura politica e social. Entretanto, Costa (2008) considera que Freinet é influenciado pelas contingências socioeconômicas de sua época, porem manteve-se firme em suas concepções de educação e ensino-aprendizagem. No inicio do Século XX Freinet criticava a escola pública francesa por se basear num passado sem sentido, sem valorizar o presente e muito menos contribuir na preparação dos estudantes para o futuro. Com isso, alertava para a importância para que a criança fosso despertada em suas potencialidades diante da comunidade, ou seja, que a criança deve ser exposta a uma reflexão critica sobre os problemas sociais. Dessa forma, à luz da conjuntura socioeconômica e politica de seu tempo indignou-se diante da pedagogia da escola tradicional. Propôs uma pedagogia popular com o proposito de formar uma sociedade com menos desigualdade socioeconômica. Inspirado em pressupostos marxistas propõe a criação de um núcleo de professores para romper com a escola tradicional. E, segue para o desenvolvimento do “método natural” no qual preconiza o retorno do homem à natureza, ou seja, onde se estabelece uma integração entre aprendizagem e natureza. O pedagogo Célestin Freinet foi forjado no contexto histórico, sua obra representa o esforço na superação do capitalismo e da desigualdade social promovido por ele, buscou na militância política partidária e sindical as possibilidades de por em prática as ideias fundamentais da pedagogia popular. Entendia que a escola como espaço de contradições e lutas de classes, percebia as dificuldades de instituir a educação como elemento libertador.

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