MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE: TENTATIVAS DE SUPERAÇÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA

Ulisses José RAMINELLI, Moacir Pereira de SOUZA FILHO

Resumo


O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), financiado pela Capes. Trata-se de “um programa de Pós-Graduação de caráter profissional, voltado a professores do ensino médio e fundamental, com ênfase principal em aspectos de conteúdo da Física (desenvolvimento de técnicas e produtos de aprendizagem de Física)”. Atualmente, o Programa conta com 45 polos distribuídos em instituições de ensino superior pelo país, dos quais um dos polos pertence a Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP, que possui atualmente 25 (vinte e cinco) alunos, divididos em duas turmas. Alguns autores diferenciam a terminologia de Mestrado Profissional (MP) e Mestrado Acadêmico (MA), pois segundo o autor são duas propostas fundamentalmente diferentes. O mestrado acadêmico visa a formação de um profissional pesquisador, cujo o trabalho final de conclusão consta de um “relatório de pesquisa” e o mestrado profissional requer uma “ação profissional” que, de modo mais ou menos imediato, tenha impacto no sistema a ele pertencente, preferencialmente mantendo o docente em sala de aula. Para alguns autores esses produtos não podem ignorar estudos relacionados e conhecimentos já produzidos pelos pesquisadores em ensino, sob pena de estarmos fomentando práticas baseadas em metodologias e recursos didáticos ultrapassados. Assim, o fato de que o trabalho final incluir o desenvolvimento de um produto educacional carrega consigo uma visão tecnicista de ensino. A coleta de dados foi feita na disciplina denominada “Fundamentos Teóricos do Ensino e Aprendizagem” foi ministrada no segundo semestre de 2014. Antes de qualquer instrução formal, aplicamos o questionário inicial aos alunos questionando o que eles entendiam por teorias da aprendizagem. No final da disciplina, após os alunos terem contato com as diversas teorias da aprendizagem e poderem conhecer os principais autores e suas respectivas concepções, aplicamos o questionário final. Pode ser verificado que inicialmente houve uma concepção preponderante de que a aprendizagem se referia a aquisição de conhecimentos. No final, alguns alunos definiram seus referenciais e foram capazes de entender, relacionar e dialogar com diversas teorias, o que deu a eles a possibilidade da escolha de um referencial que fundamente o seu trabalho de pesquisa.

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