O COTIDIANO NA VIDA DA CRIANÇA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CÉLESTIN FREINET

Ana Flávia Sousa GONÇALVES, Nathalia Santos BRUSTELO, Claudemira Azevedo ITO

Resumo


Este trabalho é fruto de Projetos de extensão e Projetos do Núcleo de Ensino desenvolvidos desde 2012 com base na metodologia de Freinet. Ano a ano as atividades foram realizadas com crianças e professores do 2º ao 5° ano na EMEIF Ettore Marangoni em Presidente Prudente. A metodologia empregada baseia-se na premissa de uma escola popular de qualidade, aonde a educação vá além da memorização, que o conhecimento deve ser construído na relação ensino-aprendizagem com a participação efetiva do aluno. No Município de Presidente Prudente a Secretaria Municipal organiza as atividades de campo, as chamadas excursões ou passeios, entretanto os professores não recebem orientação de como conduzir este trabalho. Neste contexto a metodologia de Freinet, especialmente a “aula passeio” parte de conceitos e observações do cotidiano da criança para um aprendizado natural, quando se amplia a vivência, com a possiblidade de experimentar, confirmar e ampliar o relacionamento com os colegas, professores e pais. E, esta metodologia reforça a ideia que a criança possa aplicar os conceitos de Geografia, história, Ecologia, entre outros, construídos ao longo desta experiência em quaisquer lugares de seu convívio.

Texto completo:

PDF