HABILIDADES DESENVOLVIDAS EM ESTUDANTES ORIENTADOS EM PROJETO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DO PIBIC JR
Resumo
O ensino de conceitos científicos visa o desenvolvimento de diversas habilidades e competências nos estudantes da Educação Básica. Assim, é adequado desenvolver competências a partir da escola, ou seja, relacionar os saberes com aplicações em situações complexas em cada disciplina escolar. O PIBIC Jr é uma modalidade de iniciação científica voltada para estudantes do Ensino Médio. Essa é uma iniciativa que pode motivar os estudantes a continuar os estudos em nível superior, além de promover a aprendizagem de diversos conteúdos, habilidades e competências. O objetivo do trabalho foi analisar a evolução das habilidades de comunicação oral e escrita de duas estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Presidente Prudente-SP, bolsistas do Projeto PIBIC Jr em Química. As duas estudantes desenvolveram projetos de pesquisa em Química experimental, na área de Eletroquímica, na produção de pilhas com materiais alternativos e na produção e caracterização de diferentes substâncias por meio de eletrólise aquosa. Assim, o desempenho acadêmico das estudantes foi analisado pelo professor da educação básica ao longo do desenvolvimento do projeto. O professor orientador desenvolveu o projeto por meio de encontros semanais com as estudantes, nos quais eram realizados experimentos sobre eletroquímica. Os dados dos experimentos eram registrados por meio de fotos, anotações no caderno de laboratório e posteriormente no relatório da prática experimental. Cabe lembrar que o professor da escola ministrou aulas de Química durante os três anos do Ensino Médio para a turma das duas estudantes. Foi observado que as estudantes evoluíram sensivelmente na habilidade de comunicação escrita, por meio da construção / reconstrução de seus relatórios escritos sobre as práticas experimentais. Também foi observado um avanço significativo na comunicação oral, pois no início do projeto as estudantes apresentavam dificuldades. Ao término do projeto, as estudantes redigiram dois trabalhos científicos para o evento ETIC 2016, para serem apresentados na forma de pôster. Conclui-se que durante a realização do Projeto PIBIC Jr na área de Química experimental, as estudantes puderam desenvolver de forma significativa as habilidades de comunicação oral e escrita, inclusive produzindo trabalhos científicos na forma de resumo. Assim, os projetos PIBIC Jr apresentam a possibilidade de promover aprendizagens intensas dos estudantes de conteúdos, habilidades e competências. Referência: PERRENOUD, P. Construir Competências é virar as costas aos saberes?, in Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre: Brasil, nº 11, 1999, p. 15 - 19.