USO DE SIMULAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS SOBRE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Resumo
Neste estudo foram investigados os modelos mentais de alunos da terceira série do Ensino Médio sobre o conceito de mudanças de estados físicos da matéria, por meio do uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). O referencial teórico adotado é a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird. Utilizou-se um simulador para visualização em nível submicroscópico e uma breve aula teórica a fim de aprimorar os modelos mentais dos alunos sobre o conceito abordado. A coleta de dados foi realizada através de um questionário que continha perguntas e instruções sobre como utilizar o simulador. Foram analisadas individualmente as interpretações dos alunos sobre o que visualizaram no simulador e sobre os conceitos abordados. Os alunos apresentaram algumas dificuldades nos conceitos apenas abordados na teoria, porém, com o uso de TICs as dificuldades foram menores. A metodologia se mostrou interessante para a investigação de modelos mentais por meio do uso de TICs.