USO DE SIMULAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS SOBRE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Andressa Silva dos SANTOS, Gabriela Martins PIVA, Gustavo Bizarria GIBIN

Resumo


Neste estudo foram investigados os modelos mentais de alunos da terceira série do Ensino Médio sobre o conceito de mudanças de estados físicos da matéria, por meio do uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). O referencial teórico adotado é a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird. Utilizou-se um simulador para visualização em nível submicroscópico e uma breve aula teórica a fim de aprimorar os modelos mentais dos alunos sobre o conceito abordado. A coleta de dados foi realizada através de um questionário que continha perguntas e instruções sobre como utilizar o simulador. Foram analisadas individualmente as interpretações dos alunos sobre o que visualizaram no simulador e sobre os conceitos abordados. Os alunos apresentaram algumas dificuldades nos conceitos apenas abordados na teoria, porém, com o uso de TICs as dificuldades foram menores. A metodologia se mostrou interessante para a investigação de modelos mentais por meio do uso de TICs.

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