CUSTO DA QUALIDADE

Mariane de Oliveira EDERLI, Viviane da Rocha Pereira ROMÃO, Maria Lúcia Ribeiro da COSTA

Resumo


Em geral, a figura mais importante para qualquer negócio é o consumidor. No passado a concorrência não era tão acirrada como nos dias de hoje. Consumidores se mantinham fiéis a fornecedores ou marcas. Produtos mais caros eram sinônimos de maior qualidade. O consumidor tinha pouca informação sobre aquilo que adquiria, muitas compras recebiam a influência direta do vendedor.
Com o passar dos anos temos visto um novo perfil de consumidor. O acesso às informações tem criado um consumidor mais exigente e consciente em relação ao poder que tem. O novo consumidor tem à sua disposição ferramentas que lhe permitem conhecer a diversidade de fornecedores, de produtos e preços oferecidos no mercado e de avaliar entre as opções disponíveis a que mais atende aos seus anseios. Ele planeja seus gastos e sabe quais são os seus direitos, o conceito Custo x Benefício não é mais exclusivo das empresas. O presente artigo tem como objetivo central, baseado na revisão de bibliografias que versam sobre o tema, i) definir um significado para Qualidade que seja o mais abrangente possível, apontando os principais tratamentos para uma eficiente avaliação do Controle dos Custos (custos de prevenção, custos de avaliação, custos das falhas internas e externas) e ii) contribuir para o entendimento de que no contexto atual de Mercado, o assunto Qualidade x Preço atua como importante mecanismo estratégico de negócios.

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