CONSULTORIA FINANCEIRA EM FORMAÇÃO DE PREÇOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP

Erivaldo das MERCÊS, Fernanda Gabriela de SOUZA, Hyago Lucas Galindo de MATOS, Joyce Kerolin de Andrade SILVA

Resumo


Através deste trabalho analisamos dados disponíveis por uma empresa real localizada
em Presidente Prudente. Apresentamos a proposta de trabalho em que a mesma
receberia uma consultoria gratuita, composta de um relatório e apresentação, com o
intuito de formar preço de um único produto comercializado pelo cliente, calculando
também o seu ponto de equilíbrio de vendas.
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a formação correta de preços em uma
empresa real do comércio varejista. Os principais conceitos envolvidos no trabalho
foram a lucratividade, mark up, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.
Para atingir os objetivos propostos no trabalho selecionamos um único produto que
pudesse representar o formato correto de se formar preços e através dele levantamos
informações. Foi investigada a carga tributária e outros custos variáveis e fixos,
também levantadas as despesas fixas da empresa em tela. Os resultados da
consultoria foram demonstrados através de uma apresentação oral ao cliente e de um
relatório impresso. Para a estruturação dos cálculos usamos o valor de custo do
produto, a carga tributária, comissões sobre vendas e o lucro desejado.

Texto completo:

PDF