O MARKETING E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CONSTITUINTES DA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Michelle Taís Garcia FURUYA, Rodrigo Coladello de OLIVEIRA

Resumo


A mentalidade do pós-guerra nas décadas de 50 e 60 modificou a visão do ser humano, tornando-a mais humana, mais ambiental e menos desenvolvimentista. O desenvolvimento sustentável passou a guiar o campo da arquitetura e das novas construções, ao menos em teoria. O grande desafio da Arquitetura desde então passou a ser o de projetar obras eficientes, rápidas e sustentáveis. Sendo a sustentabilidade um tema tão abordado na atualidade em diversos setores, inclusive no setor da construção civil, a pesquisa visa entender porque as mudanças na maneira de pensar e construir um projeto não ocorrem na mesma proporção das discussões sobre esse tema. Para isso os estudos investigarão se tais mudanças representam, no pensamento atual do profissional, um meio de otimizar o uso de recursos naturais ou um disfarce para a obtenção de lucro. Para obter resultados concretos uma pesquisa foi realizada com profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil da região de Presidente Prudente para ilustrar o pensamento atual dos profissionais. A pesquisa também conta com um comparativo de preços entre materiais convencionais e materiais ecológicos para demonstrar o custo da sustentabilidade no setor da construção civil atual.

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