NOVO ESPAÇO EDUCATIVO NAS ESCOLAS TÉCNICAS: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Jacqueline Pereira dos Santos SOUZA, Carmen Lúcia DIAS

Resumo


Atualmente os desafios encontrados na carreira docente são muitos, principalmente no que se refere ao ambiente tecnológico que envolve o contexto da sala de aula dos cursos técnicos. As salas de aula das escolas técnicas, de maneira geral, são compostas por uma diversidade de gerações, conciliando desde estudantes extremamente tradicionais, até àqueles altamente tecnológicos. No que diz respeito aos estudantes atuais, que pertencem a uma geração nascida em ambientes tecnológicos diversificados e inovadores, as práticas pedagógicas conservadoras, autoritárias e verticalizadas, utilizadas na maioria das vezes nas salas de aula, não conseguem alcançá-los e motivá-los para a aprendizagem, pois estas práticas têm como base a transmissão e assimilação dos conteúdos. Portanto, com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que motivem e despertem o interesse dessas gerações tão ativas e envolvidas tecnologicamente, sem se esquecer das demais gerações existentes na sala de aula, será necessário repensar as práticas pedagógicas adotadas na atualidade. As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas de inovações didáticas importantes para os estudantes que atuarão como agentes responsáveis pela construção do seu próprio conhecimento uma vez que esta prática tem como proposta desenvolver estudantes mais ativos e participativos no processo de aprendizagem e, consequentemente, em seu desenvolvimento cognitivo. Assim, as metodologias ativas utilizam as tecnologias como ferramentas de aprendizagem, entre elas, o computador, tablet, celular, entre tantas outras, disponíveis na atualidade, onde os estudantes por meio destes equipamentos tecnológicos passam a ser o centro do processo de aprendizagem, enquanto o professor torna-se um simples mediador do ensino. Neste contexto, as ferramentas tecnológicas visam a participação do estudante no processo da construção do conhecimento, modificando o método tradicional que é o de transmissão do conhecimento e dos conteúdos lecionados, pois as tecnologias atraem a atenção dos estudantes independentemente das gerações, tornando o ambiente escolar diferenciado e mais atrativo. De caráter bibliográfico o presente resumo tem como principais referências autores que refletem sobre a importância e a necessidade de desenvolver metodologias ativas de aprendizagem por meio de tecnologias de informação e comunicação para estudantes altamente tecnológicos ou não. Destaque-se que o meio educacional precisa de inovação tecnológica por meio de estratégias didático pedagógicas que envolvam tecnologias, atendam e surpreendam as expectativas dos estudantes nas salas de aula. Conclui-se que diante da diversidade das gerações que compõem o contexto das salas de aulas dos cursos técnicos, transformações podem acontecer por meio das metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Texto completo:

PDF