CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Lia Olmedo LINS, Guilherme Mitsuo Kaimoti TAKAHASHI

Resumo


Inicialmente, cumpre ressaltar que as organizações ou empreendimentos que objetivam ter sucesso devem ter e aplicar uma das ferramentas mais importantes existentes: um adequado planejamento estratégico. Em face das transformações vivenciadas na atualidade, qualquer organização que tenha como finalidade obter sucesso, precisará ajustar seu perfil e estabelecer um eficaz plano estratégico. Caso as empresas desejem se manter no mercado de maneira competitiva, devem analisar e dar valor a temas como planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação, dentre outros. Assim, para que as organizações consigam se manter no mercado e obter sucesso, deve ser implantada uma política de planejamento, bem como devem ser adotadas medidas estratégias. Isso porque a prévia definição pelas empresas de objetivos, caminhos a serem percorridos e metas a serem alcançadas, é uma condição para que estas se mantenham no mercado com resultados satisfatórios. É nesse sentido que o planejamento estratégico se relaciona às atividades que definem a missão da organização e seus objetivos, a fim de que haja o desenvolvimento da estratégia que acarretará o sucesso. O planejamento estratégico, que definirá as medidas que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas, é tido como uma ferramenta de gestão empresarial que poderá adequar ou solucionar os problemas advindos. Para que seja consolidado um planejamento estratégico, é necessária a realização de um trabalho de avaliação e reconhecimento de cada ambiente da organização. Assim, a fim de avaliar a missão e o objetivo da empresa, devem ser analisados os setores, os consumidores e fornecedores, as oportunidades e ameaças que existem, etc. Importante ressaltar, ainda, que, diferentemente do que muitos pensam, a implantação do planejamento estratégico não deve ser preocupação apenas das empresas de grande porte, mas sim deve se fazer presente em toda e qualquer organização. Isso porque, a fim de que seus negócios prosperem, os empreendedores e gestores devem planejar suas ações e mapear as estratégias da empresa, motivo pelo qual se faz necessária a implantação de um plano de negócios, que promoverá o planejamento estratégico e, por consequência, o desenvolvimento dos negócios. O plano de negócios, sucintamente, é um instrumento do planejamento, no qual consta uma descrição detalhada de todos os aspectos de um novo empreendimento, servindo para orientar o empreendedor na transformação da ideia em negócio. O que se nota é que é de extrema importância a definição de um planejamento que possibilite traçar os objetivos e metas, e até mesmo implantar ferramentas que venham a aumentar a lucratividade da organização. As empresas que não possuírem um planejamento estratégico e um plano de negócios estruturado não conseguirão estabelecer seu diferencial, motivo pelo qual poderão ser descontruídas pelos seus concorrentes.

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