ESCOLA ACRÍTICA, REFLEXO DA SOCIEDADE E DO SISTEMA CAPITALISTA: UM OBSTÁCULO PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DE UMA REALIDADE PROMISSORA PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Flaviani CARVALHO, Juliene Aglio Oliveira PARRÃO, José Artur Teixeira GONÇALVES

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre o sistema educacional e sua efetividade na inclusão social de adolescentes em conflito com a lei. Existem desafios enfrentados pela sociedade atual, advindos do contexto sócio histórico, político e econômico que refletem drasticamente no sistema educacional colaborando para que a exclusão escolar seja realidade para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, deixando-os vulneráveis ao crime organizado que os acolhem e os fazem pertencentes, diferentemente do que encontram na escola que seleciona, culpabiliza e discrimina, deixando de cumprir seu papel de formar cidadãos críticos, com maturidade intelectual, autônomos e conscientes de seus direitos. Este artigo é fruto dos estudos realizados em aulas de Iniciação Científica do Centro Universitário “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente/SP.

Texto completo:

PDF