FURA FILA

Isabela de Cápua MARRAFON, Felipe Arranzato OLIVEIRA, Felipe Rota CARAVINA, Higor Gabriel Araujo RIBEIRO, Leonardo Frade VERNACHI, Tiago Grajanin de SOUZA

Resumo


O projeto se deu devido à insatisfação da população com a tamanha espera em filas, não só em bancos, mas em geral, filas são sempre desagradáveis em todos os aspectos. Por causa dessa insatisfação, foi criado o aplicativo que diminuirá o tempo em filas, gerando uma fila virtual, assim as pessoas não precisarão mais se preocupar com a tamanha demora em filas, e sim se atentar ao horário agendado pelo aplicativo. Através dos métodos de materiais utilizados, obteve-se resultados e discussões em relação ao problema. Com o Brainstorming, foi possível discutir várias idéias diferentes, que posteriormente, foram analisadas uma à uma; O Design Thinking foi utilizado em todo o processo do projeto, desde o início, com a discussão do problema, no meio, com as propostas de soluções, tanto no fim, na conclusão do projeto; Foi elaborado também um questionário, com base nas pesquisas de campo e na experiência de cada um no assunto, onde seria aplicado diretamente no banco, com os diferentes tipos de pessoas que frequentemente utilizam do local, e convivem diretamente com o problemas das filas; A leitura de livros sobre os métodos que eram possíveis utilizar para a realização do projeto, foi fundamental para a conclusão do mesmo, assim agregando mais conhecimento ao grupo, e aplicando na resolução do problema proposto. E por fim, depois de concluído o projeto, utilizamos do Project Model Canvas, para poder apresentar. Com base em toda a pesquisa, métodos e materiais utilizados no processo de resolução do projeto, foi possível concluir que a melhor solução seria a criação de um aplicativo, o Fura Fila. O aplicativo consiste em um local onde será possível o agendamento do atendimento para qualquer atividade que for realizada dentro do banco. Portanto com as informações do dia, da atividade e do horário, a pessoa só precisará ir até o banco no dia e na hora escolhida pelo aplicativo, criando uma fila virtual, evitando assim a perda de tempo em filas físicas, e podendo adiantar as tarefas que não poderiam ser feitas enquanto estivesse esperando dentro do banco. E também o banco teria que criar um caixa específico só para quem utilizasse o aplicativo. Porém, como não é só em bancos que existem filas, o aplicativo tem outra função, que é avisar ao usuário a movimentação em locais como farmácia, açougues entre outros estabelecimentos com muita fila, ou seja, você informa a hora que deseja ir à farmácia por exemplo, e ele te mostra a movimentação de todas as farmácias naquele horário. E por fim, tem a opção de mercado, onde dentro de determinado mercado, você abre o aplicativo, informa mais ou menos o peso do seu carrinho, e ele te dá o caixa onde seria mais rápido de passar as compras.

Texto completo:

PDF