PROJECT GAIA

Alessandro Marques GENTIL, Eduardo de Oliveira BACARIN, Felipe Panizza EMBERSISC

Resumo


O projeto foi planejado e implementado com a visão de gerar economia de energia em empresas que possuem múltiplos ambientes e que contém várias lâmpadas e ar condicionados.
No caso do Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, os ambientes são as salas de aulas, lugar onde os dispositivos são ligados minutos antes do início das aulas e desligados minutos após o término das aulas, ficando ligados mesmo não havendo a necessidade e gerando assim, um custo desnecessário, que quando são somados ao longo do ano, resulta em um grande valor.
Logo, a ideia é usar equipamentos de baixo custo para gerir automaticamente ou á distância os aparelhos de salas ou casas, trazendo o controle dos aparelhos para o smartphone ou computador.Gerenciar de forma inteligente os gastos com energia, com enfoque inicial em instituições.
A intensão é trazer o termo "casa inteligente" de volta com um baixo custo. Arduino, display 16x02, sensor de movimento, transmissão IR, relé, sensor de temperatura.

Texto completo:

PDF