CONSULTORIA EM FORMAÇÃO DE PREÇOS EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP.

Ana Luiza Macedo GUILHERME, Loraeny Motta de CARVALHO, Marcus Ayrton Rocha de LIMA

Resumo


O objetivo desse trabalho foi demonstrar a forma correta de formação de preço, para
um comércio varejista de Presidente Prudente – SP. De um determinado produto.
Para analisar seu real valor, incluindo os atributos da empresa para chegar da maneira
correta no lucro desejado.
Os principais conceitos envolvidos no trabalho são Lucratividade: É o resultado
positivo, após deduzir do faturamento custos e despesas. Mark Up: É um indicador
aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação de preço de venda.
Margem de Contribuição: É quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através
da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos
variáveis, este composto por custo variável e despesas variáveis. Ponto de Equilíbrio:
É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das
mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
Para a execução do trabalho foi selecionado um comércio varejista e realizadas
pesquisas interna e externa sobre esse ponto comercial, selecionando o produto que
tinha maior rotação de venda. Incluindo a carga tributaria e outros custos variáveis e
fixos, também foram levantados à despesa mensal do comércio. Foi necessário
estudar as características do produto para a atribuição de valor agregado, na hora da

Texto completo:

PDF