A ACESSIBILIDADE DO DEFICIENTE CADEIRANTE NA SALA DE AULA: ADAPTAÇÃO, LOCOMOÇÃO E MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA E NA INCLUSÃO

Helaise Farias Padovan FRANCO, Beatriz Carmanhães DOMINGUES, Jéssica Fernandes da SILVA

Resumo


A sociedade convive com a existência de pessoas com limitações de toda natureza,
que nem sempre são tratadas de forma adequada. Entretanto, atualmente se percebe
uma melhor concientização social e jurídica com relação a pessoas com deficiência.
O direito a acessibilidade consiste na possibildade de acesso a um lugar ou
conjunto de lugares, garantindo que as pessoas com deficiência ou com mobilidade
reduzida possam ter o direito de circular e se utilizar dos espaços de forma plena e
livre de barreiras. O direito de acesso para as pessoas com deficiência foi
assegurado na Constituição Federal brasileira e em diversas normas
infraconstitucional, todavia, o que se constata ainda, é a existência de ambientes
construídos e adaptados sem a observância do desenho universal, para que todas as
pessoas possam integrar-se totalmente numa sociedade inclusiva.
Pensando nisso foi elaborado um protótipo de um dispositivo, suporte para estudo,
onde será encaixado na cadeira de rodas em sala de aula, que servirá para estudos e
pesquisas tanto com livros, cadernos e notebook. E rodas para se elevar em degraus
sendo encaixados nas rodas dianteiras da cadeira de rodas, para locomoção dentro
de sala de aula, fazendo assim, com que o deficiente sinta-se incluído naturalmente na
sala.Diante dessa realidade, foi criado um produto que se adapte às necessidades
do aluno dentro da sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de outros projetos
desse tipo, uma vez que se faz necessário integrar e facilitar a locomoção do
cadeirante dentro da sala de aula e nas demais depêndencias da instituição. A
inclusão do deficiente físico é uma forma de demonstrar às pessoas que somos todos
iguais apesar das diferenças. Tendo assim, resultados positivos e através desse
“suporte multiuso” de estudo e das rodas para escalar escadas, que possam se
adaptar e locomover na sala tendo conforto e segurança.
Esse projeto foi desenvolvido através de pesquisas feitas pela internet, leitura de livros
e a busca de informações através de entrevistas com pessoas deficientes ou não,
traçando as necessidades para melhorar a acessibilidade dentro da sala de aula.

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