BLENDED LEARNING UMA FILOSOFIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Carla Plantier MESSAGE, Ana Paula Ambrósio Zanelato MARQUES, Raquel Rosan Christino GITAHY, Sidinei de Oliveira SOUSA

Resumo


Na contemporaneidade as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação permitem a integração do virtual e presencial. Essa ligação torna-se constante, pois a geração dos nativos digitais estão sempre conectados à internet. Essa geração possui a informação em simples buscas na internet. A partir dessa constatação, por que não usar o ambiente misto para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem? Esse trabalho foi realizado a partir de levantamento bibliográfico, leituras e reflexões sobre a filosofia Blended Learning. Portanto, este resumo trata-se de uma revisão de bibliografia, cujo objetivo é explicitar pontos da modalidade referida como Blended Learning. Blended Learning, referenciado por alguns autores como ensino híbrido é uma abordagem que mistura o ensino presencial com virtual. É a integração do ambiente físico com diferentes tecnológicas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, blogs, redes sociais como Facebook, WhatsApp, entre outras. Existem diferentes propostas de combinações, mas essencialmente pode ser considerada como uma filosofia no processo de ensino e aprendizagem. A educação mista pode ser adotada em qualquer disciplina e variadas metodologias de ensino e aprendizagem, desde aulas expositivas, como as metodologias ativas, como, Sala de Aula Invertida, Peer Instruction, Team Based Learning, entre outras. As universidades esforçam-se para que a filosofia blended seja adotada, de forma que em alguns anos o termo blended deixe ser empregado, pois tornará parte integrada do processo de ensino e aprendizagem. A instituições de ensino buscam formar estudantes, críticos e reflexivos e o uso da filosofia blended pode auxiliar nesse processo. Quando o estudante vai à aula com o conteúdo que será discutido, acaba interagindo melhor entre os pares e o professor mediará e instigará a aprendizagem. Acaba-se o papel do estudante passivo e do professor transmissor de conhecimento. A autonomia dos estudantes no ensino híbrido é destaque no seu processo de construção do conhecimento. Os docentes focam em propor situações de aprendizagem nas quais sejam possíveis aos estudantes a aquisição de níveis de autonomia. Estudos recentes mostram que pesquisadores têm dedicado atenção em definir a importância que a filosofia blended possui atualmente no processo de ensino e aprendizagem e o potencial da sua prática no decorrer dos anos.

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