CONSULTORIA EM FORMAÇÃO DE PREÇOS

João Pedro Tokasiki dos SANTOS, Sergio Yudi Nishiura TURUTA, João Vitor de Oliveira SILVA

Resumo


Neste projeto realizamos uma consultoria com o cliente proprietário da loja Zix Village
do comércio varejista de Presidente Prudente - SP com o desígnio de orientar o
cliente na formação correta do preço do produto final, através de um método
conhecido como Mark Up, que é o método mais elementar da determinação de
preços.
A Zix Village e é uma onde irá agregar vários tipos de comércios como:
hambúrgueria, academia para exercícios físicos, bar para realizar reuniões com
amigos, louge para locação de narguilés e etc. Voltada para todas as idades. A vila
entrará no mercado sem uma data especifica; redes sociais e publicidade. A Zix
Village se encontrará instalada na: Avenida CEL. Jose Soares Marcondes, 4751, da
cidade de Presidente Prudente.
A consultoria tem como objetivo orientar o cliente na formação do preço do produto
final e mostrar que um produto bem desenhado e comercializado pode determinar um
preço superior e obter alto lucro, conseguindo dessa forma dar um preço justo ao
consumidor que inclua todas as despesas, que é fundamental para a sobrevivência e o
crescimento auto-sustentado da empresa, agregando também valor ao produto.Para
formular o preço utilizamos os principais conceitos da estratégia de determinação de
preços, como a lucratividade, que indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas .
Mark Up, índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para formação do
preço de venda. Margem de Contribuição, que se refere à quantia em dinheiro que
sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após
retirar o valor dos gastos variáveis, e o último conceito, Ponto de Equilíbrio, cálculo
para medir quantos produtos a empresa precisa vender para conseguir cobrir todas
suas despesas fixas, sem levar em consideração o seu lucro.
Para efetivar o trabalho obtivemos as informações necessárias sobre a empresa e
sobre um único produto escolhido por ela, como, carga tributária, despesas fixas e
variáveis e os custos e características do produto para representar a determinação de
preço correta e agregar valor ao produto e assim utilizamos essas informações no índice.

Texto completo:

PDF