CONSULTORIA FINANCEIRA EM FORMAÇÃO DE PREÇOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP

Adriana Aparecida Rodrigues AGUERA, Amanda Talícia BARBOSA, Anna Carolina CILLA, Guilherme Ferreira GASQUES, Raquel Barbosa de OLIVEIRA, Marcus Ayrton Rocha de LIMA

Resumo


Foi escolhido juntamente com a proprietária um de seus lançamentos para execução deste
trabalho, para isso foi oferecido a proprietária uma consultoria gratuita com o intuito de
formarmos o preço correto de venda, conseguindo então achar seu ponto de equilibrio.
Vivenciamos o dia a dia de um Gestor Financeiro demonstrando que estamos aptos a formar
preços de acordo com os custos e despesas.Essa consultoria tem como objetivo demonstrar
para a empresa a forma mais correta e eficaz de formar os preços de venda à vista de um
determinado produto e as quantidades necessárias para se atingir os pontos de equilíbrio.
O produto escolhido foi o BRINCO DECÔ COM LÁPIS LAZULI
Para formarmos o preço, usaremos alguns conceitos, tais como:
- LUCRATIVIDADE: É o lucro sobre a venda;
- MARK-UP: É o indicador que é colocado sobre o custo para formar o preço de venda;
- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: É o confrontamento da receita com tudo que é variável e
contribui para pagar as despesas fixas e proporcionar o lucro.
-PONTO DE EQUILIBRIO: um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é
necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ele indica em que momento,
a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas
e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua
operação.Inicialmente captamos um cliente do Comércio Varejista de Presidente Prudente/SP, para atingir os objetivos propostos no trabalho, levantamos informações de um
único produto que pudesse representar o formato correto para formarmos os preços.
Levantamos a carga tributária e outros custos variáveis e fixos, também levantaamos as
despesas fixas da empresa em tela. Os resultados da consultoria foram demonstrados
através de uma apresentação oral ao cliente e de um relatório impresso.
Calculos
Abaixo estão os dados para estruturação dos calculos
FORMAÇÃO DE PREÇO
TABELA COM AS VARIAVEIS
IMPOSTO
4%
COMISSÃO
20%
LUCRO DESEJADO
31,55%
CUSTO MERCADORIA
R$220,00
ESTRUTURA DO MARK UP
PREÇO VENDA
100%
(-) IMPOSTO
4%
(-) COMISSÃO
20%
(-) LUCRO DESEJADO
31,55%
(=) MARK UP DIVISOR
44,45%
(=) MARK UP MULTIPLICADOR
2,25 FORMAÇÃO DO PREÇO À VISTA
R$ 494,94
CUSTO x MARK UP MULTIPLICADOR
DRG
PREÇO À VISTA
R$ 494,94
(-) IMPOSTOS
R$ 19,80
(-) COMISSÃO
R$ 98,99
(-) CPV
R$ 220,00
(=) MARGEM CONTRIBUIÇÃO
R$ 156,15
(=) % LUCRATIVIDADE
R$ 31,55
DADOS BÁSICOS PARA APURAÇÃO DOS PONTOS DE EQUILÍBRIO
DESPESAS FIXAS MENSAIS
R$ 2.360,00
LUCRO ECONÔMICO
R$ 5.000,00
DEPRECIAÇÃO MENSAL
R$ 71,88
MCU
R$ 156,15
PEC
DESPESAS FIXAS MENSAIS
R$ 2.360,00
(/) MCU
R$ 156,15
(=) QUANTIDADE PEC
15,11
FATURAMENTO PEC = PREÇO VENDA x QTD PEC
R$ 7.480,36
DRE PEC
RECEITA BRUTA
R$ 7.480,36
(-) IMPOSTOS
R$ 299,21
(-) COMISSÃO
R$ 1.496,07
(=) RECEITA LIQUIDA
R$ 5.685,07 (-)
CMV
R$ 3.325,01
(=) LUCRO BRUTO
R$ 2.360,00
(-) DESPESAS FIXAS
R$ 2.360,00
(=) LUCRO LIQUIDO
R$ -
PEF
DESPESAS FIXAS MENSAIS
R$ 2.360,00
(-) DEPRECIAÇÃO
R$ 71,88
(/) MCU
R$ 156,15
(=) QUANTIDADE PEF
14,65
DRE PEF
RECEITA BRUTA
R$ 7.252,53
(-) IMPOSTOS
R$ 290,10
(-) COMISSÃO
R$ 1.450,51
(=) RECEITA LIQUIDA
R$ 5.511,92 (-)
CMV
R$ 3.223,74
(=) LUCRO BRUTO
R$ 2.288,18
(-) DESPESAS FIXAS
R$ 2.360,00
(=) LUCRO LIQUIDO
R$ (-)71,88
PEE
DESPESAS FIXAS MENSAIS
R$ 2.360,00
(+) LUCRO ECONÔMICO
R$ 5.000,00
(/) MCU
R$ 156,15
(=) QUANTIDADE PEF
47,13
DRE PEE
RECEITA BRUTA
R$ 23.328,58
(-) IMPOSTOS
R$ 933,14
(-) COMISSÃO
R$ 4.665,72
(=) RECEITA LIQUIDA
R$ 17.729,72 (-)
CMV
R$ 10.369,52
(=) LUCRO BRUTO
R$ 7.360,21
(-) DESPESAS FIXAS
R$ 2.360,00
(=) LUCRO LIQUIDO R$
5.000,00

Texto completo:

PDF