CONSULTORIA DE FORMAÇÃO DE PREÇO

Fátima Aparecida Alduino RODELA, Gabriella Bissoli VITORINO, Hudson Nascimento GOMES, Thalita Loiene Mendes RODRIGUES

Resumo


Uma estratégia bem colocada desde o início das operações é um grande passo para
garantir a sobrevivência e permitir que a empresa entregue resultados satisfatórios
sem correr o risco de entrar em dívidas ou baixar a qualidade do serviço.
A falta de conhecimento em formação de preços pode representar um grande
perigo para o empreendimento, e acabar prejudicando a saúde do negócio. Segundo
Lima (2018 p.63) “Aprender a estabelecer um preço é importantíssimo, pois preços
adequados levam um negócio ao sucesso, mas também leva ao fracasso”. Afinal, se a
precificação estiver errada será necessário compensar de alguma forma, o que
provavelmente prejudicará os lucros.
Cada escolha tem suas particularidades, que devem ser observadas com calma
ao decidir quanto cobrar. Também é importante pensar a longo prazo nas implicações
de cada estratégia para o futuro, tendo em vista que os preços não são algo fixo, mas
mudam com o tempo.
O objetivo deste trabalho, foi demonstrar a correta formação de preços de venda e os
conceitos envolvidos.
Com base na análise realizada e a forma de precificação utilizada pela empresa
consultada, observa-se que esta possuía uma maneira própria para formação dos
preços de seus produtos fabricados, através desta pesquisa, foram redigidas
informações que, se assim desejadas pelo cliente, poderão ser utilizadas para futuras
formulações de seus preços. Sendo assim, o relatório destinou-se ao
aperfeiçoamento da prática da precificação.
Para realização deste trabalho, foram coletadas informações fornecidas pelo cliente
inserido no segmento de móveis planejados e o produto utilizado como base foi um
armário semiaberto. Desta forma, para que fosse calculado o Preço de Venda, foram
necessários o custo de aquisição do produto, a alíquota de impostos e alíquota de
comissão sobre vendas juntamente ao lucro desejado. Foi utilizada a metodologia do
Markup Divisor.

Após esta etapa, encontrou-se o preço de venda através da razão entre o custo da

mercadoria vendida e o Markup Divisor. Observou-se que o preço final do produto
cobriu todas as margens de custo fixos e variáveis.


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