RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING COM USO DO SOFTWARE TBL ACTIVE
Resumo
O ensino que privilegia a transmissão de informação torna a aprendizagem monótona e sem sentido, desmotivando os discentes. Neste sentido, o uso de métodos inovadores, como as metodologias ativas, podem trazer resultados mais significativos, pois são focados no aluno. Neste trabalho, o método ativo Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), foi aplicado na disciplina de Linguagens e Tecnologias de Programação Desktop I, do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, localizado em Presidente Prudente, estado de São Paulo, durante seis intervenções. O método foi criado pelo professor Larry Michaelsen, no final dos anos 70, na universidade de Oklahoma (EUA). A aplicação de uma sessão do TBL ocorre em fases, sendo elas: estudo prévio, aplicação de testes individualmente, aplicação de testes em equipes, contestação das questões pelos estudantes, feedback do docente e aplicação de atividades práticas em equipes. No método proposto pelo autor, os testes são aplicados em papel ou em um modelo de “raspadinha”. Entretanto, objetivando o uso da tecnologia aliada ao método, desenvolvemos uma plataforma gratuita e online, substituindo a aplicação manual do método TBL, por um software chamado de TBL Active, que possibilita o feedback imediato e relatórios estatísticos para auxiliar os docentes no diagnóstico, na avaliação e na identificação de conteúdos que necessitam de maiores esclarecimentos. O software pode ser acessado pelo link www.tblactive.com, e pode ser utilizado por qualquer docente interessado no método. A intervenção foi aplicada em treze estudantes do terceiro termo do curso, durante o primeiro semestre de 2018. A professora que também atuou como pesquisadora foi a responsável pelas intervenções. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou das seguintes técnicas: observação, questionários, grupo focal e anotações em diários de bordo. Com o uso do método TBL, observamos que além do conhecimento obtido pelos estudantes, também pode promover uma aprendizagem mais significativa e ainda proporcionar o desenvolvimento de algumas habilidades de trabalho colaborativo, dentre as quais podemos citar a responsabilização do estudante pelo seu conhecimento, desenvolvimento de atividades de comunicação, promovendo a motivação, aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe. As atividades práticas envolveram problemas que simulam situações que estes estudantes podem vir a enfrentar quando profissionais, bem como a necessidade de trabalhar as habilidades relatadas, facilitando sua prática profissional.