A UTILIZAÇÃO DA INVERSÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA

Fabio Santos CARVALHO, Francineide Néri Moraes CORRÊA

Resumo


 

O presente artigo apresenta uma análise dos reflexos do uso da metodologia de Inversão da Sala de Aula Invertida no processo cognitivo e no desempenho analítico e decisório dos acadêmicos do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB. A metodologia foi aplicada aos alunos do quinto período, na disciplina Administração de Materiais. Os critérios de avaliação do método foram baseados na comparação de desempenho acadêmico, tanto quantitativo (notas) quanto qualitativo (participação em sala). Os resultados da iniciativa foram positivos, demonstrando que a experiência prática, antes da instrução teórica, pode favorecer a assimilação do conhecimento e a performance analítica e decisória dos alunos. Tal constatação evidencia que o sistema educacional obtém ganhos significativos ao desprender-se do modelo unicamente baseado em aulas expositivas e priorizar o aumento de incursões metodológicas cognitivas práticas.


Texto completo:

PDF PDF