ANÁLISE DA APLICABILIDADE DE FILMES DE ANIMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Pâmela Beatriz do Rosário Estevam dos SANTOS, Vivian Cristina Costa Castilho HYODO

Resumo


Introdução: Nos dias atuais, é possível observar significativa falta de interesse em alunos de diversas instituições de Educação Básica, sendo estes alunos integrantes da Geração Z, conhecida também como a geração dos nativos digitais, para os quais as informações estão sempre disponíveis na palma da mão com rápido acesso via internet. O perfil cultural dessa geração cria a necessidade de que professores busquem metodologias inovadoras que atraiam a sua atenção no ambiente formal de aquisição do conhecimento: a escola. Objetivo: O presente trabalho buscou descrever os diversos aspectos de animações infantis que podem ser abordados em aulas das disciplinas de Ciências (para o Ensino Fundamental) e Biologia (para o Ensino Médio) permitindo que estas mídias audiovisuais sejam utilizadas como uma rica ferramenta de ensino-aprendizagem envolvendo uma metodologia mais tecnológica e inovadora do que o que é tradicionalmente oferecido nas escolas. Metodologia: Foi feita observação e análise de 9 filmes considerados pertinentes para o objetivo: “Vida de Inseto”, “Rango”, “O Rei Leão”, “Rio”, “Procurando Nemo” “Irmão Urso”, “Happy Feet - O Pinguim”, “Happy Feet 2 - O Pinguim” e “Wall-e”. Resultados: A partir da análise observou-se que os principais conteúdos que podem ser demonstrados pelas animações são os das áreas de ecologia (particularidades de diferentes biomas, incluindo o clima, a fauna e a flora), zoologia (características anatômicas e comportamentais de diferentes grupos de seres vivos), evolução e também questões de educação ambiental incluindo os impactos causados pelo ser humano. Avaliando cada aspecto que pode ser aproveitado, é possível observar que as características realistas dos filmes podem ser utilizadas para a demonstração e visualização dos conteúdos e que os erros, também muito presentes devido a objetivos cinematográficos, podem servir para o desenvolvimento de senso crítico dos alunos, possuindo também potencial de contribuição para a aquisição do conhecimento a partir de identificação e discussão sobre os mesmos. Conclusão: As animações são benéficas para o aprendizado e desenvolvimento, tanto pelos conhecimentos transmitidos quanto pela facilidade de memorização de informações agregadas a fontes já conhecidas, sendo que, ao contrário de jogos e atividades produzidas especialmente para a aplicação no ambiente escolar, trazem a familiaridade para os alunos que já conhecem estes materiais como uma fonte de diversão presente em momentos de descontração e não como uma tarefa formal e obrigatória, como as escolares. É importante ressaltar também que esse tipo de produção costuma incluir em seu enredo conflitos ensinando também valores éticos para o público–alvo ainda em processo de formação de personalidade.

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