O IMPACTO DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE COMO FORMA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO

Bruna Any TANAKA, Isabella Cristina Monteiro SANCHES, Cíntia Ramos Lopes EVANGELISTA, Fernando Martinez HUNGARO

Resumo


O presente trabalho tem o propósito de apresentar aspectos da governança corporativa no âmbito empresarial, com enfoque sobre o princípio da responsabilidade corporativa. A partir dele, e com base na perspectiva do triple bottom line, na qual três dimensões são explorada (meio ambiente, economia e sociedade), delineia-se uma visão da sustentabilidade empresarial. Deste modo, com a chegada do Novo Mercado da B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) no ano 2000, é possível se observar novos meios de geração de valor por parte das empresas e sua comunicação com a sociedade. A metodologia consistiu de uma revisão bibliográfica de aspectos pertinentes ao tema, seguida por um estudo empírico de uma empresa de capital aberto com ações negociadas no Novo Mercado. Diante disso, os resultados possibilitaram reflexões sobre a importância desse tema para a comunicação com o cliente.

Texto completo:

PDF PDF