A importância da educação emocional na formação de gestores

Leandra Da Silva Santos NASCIMENTO, Juliana Casarotti Ferreira dos SANTOS, Carolina Martins FERNANDES

Resumo


O trabalho com as competências socioemocionais no Ensino Superior ainda é algo novo. Embora seja preciso avançar nas pesquisas e nos debates, já é consenso afirmar, conhecendo a realidade do mundo do trabalho, que existe a necessidade de se desenvolver procedimentos inerentes à inteligência emocional nos estudantes. As práticas educativas realizadas pelos docentes, na sala de aula, devem considerar as mudanças na estrutura das organizações, o aumento das atividades compartilhadas e a autonomia dos grupos de trabalho. A afirmação de que exista um ambiente livre de emoções passou a ser substituída pela noção de que as emoções têm um impacto direto no desempenho dos profissionais. Entende-se que a capacidade de saber lidar com as suas emoções e com as dos outros pode colaborar para enfrentar esse novo panorama que se apresenta no mercado de trabalho e trazer mais qualidade de vida para o profissional. O objetivo desta pesquisa é mapear, ampliar e analisar a bibliografia que discute aspectos teóricos e didático-metodológicos acerca das competências socioemocionais, bem como conhecer publicações que tenham por objetivo a formação e a promoção de ações educativas sobre o tema. Para atender os objetivos, a discussão e as reflexões desta pesquisa, o estudo planejado será realizado em âmbito de revisão bibliográfica e de análise documental. A constituição do corpus deste trabalho de pesquisa define-se pelo levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à composição do referencial teórico deste projeto. Livros, revistas, jornais, teses, dissertações, anais, artigos, prescrições legais, referenciais curriculares serão consultados com o objetivo de entender o estado da arte das competências socioemocionais. Espera-se ao final da pesquisa um aprofundamento do conhecimento dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino das competências socioemocionais configurados na ação da prática por meio de atividades que se centralizem na liderança. A hipótese desta pesquisa vê no desenvolvimento das competências socioemocionais uma forma de colaborar para a preparação dos futuros gestores. Uma vez que, somente as habilidades técnicas não conseguem abarcar as novas demandas impostas pelo ambiente de rápidas mudanças que hoje se apresenta. Dado o potencial da abordagem socioemocional para melhoria do desempenho profissional e promoção da prosperidade econômica e social, este projeto busca como resultado sistematizar um conjunto de propostas de atividades didáticas que possam ser capazes de desenvolver essas competências. Ou seja, construir atividades práticas em que a centralidade seja o desenvolvimento e a reflexão sobre qualidades de líderes do século XXI, como a resiliência, a empatia, a capacidade de avaliar as consequências e o comprometimento.


Texto completo:

PDF PDF