MAPA CONCEITUAL COMO FACILITADOR PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS

Nathália Germiniani Silva VICENTINI, Kallyne Fernanda dos Santos FERREIRA

Resumo


Este artigo científico é resultado de um Projeto de pesquisa apresentado para disciplina Aprendizagem de Conceitos Escolares e ás Tecnologias, do Curso de Mestrado da Unesp - “Faculdade de Ciências e Tecnologias- Campus de Presidente Prudente. A intervenção tem como objetivo geral propiciar que os (as) alunos (as) sejam capazes de organizarem e produzirem um mapa conceitual na disciplina de Ciências por meio da tecnologia e como objetivos específicos apresentar o reino animal e suas particularidades, bem como compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados. Para tanto, utilizou-se o software Cmaptools para esquematizar e organizar o pensamento empreendido na compreensão do conceito, tendo como referência a metodologia de cunho qualitativo a partir do conceito de aprendizagem significativa de Ausubel. Diante do projeto de intervenção e das atividades construídas pelos estudantes identifica-se a imprescindibilidade de uma mediação qualificada para que o sujeito seja capaz de apropriar-se dos signos e instrumentos construídos historicamente e culturalmente, afim de modifica-los.

Texto completo:

PDF PDF