SALA DE AULA INVERTIDA: PERSPECTIVAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATVA NO ENSINO SUPERIOR

Claudia PIRES COSTA, Letícia NOYA DOS SANTOS, Marcela CORRÊA TINTI

Resumo


O presente artigo apresenta considerações sobre a utilização da metodologia ativa sala de aula invertida, em inglês flipped room, no ensino superior. A pesquisa aconteceu a partir da perspectiva de compreender o desenvolvimento das soft skills e a relação com a aplicação de metodologias ativas ensino superior, e se a aplicabilidade metodológica em questão contribui para o desenvolvimento de novas competências e habilidades complexas como a criatividade, senso crítico e autonomia. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir do estudo bibliográfico. Para isso foram analisados 75 artigos que traziam em suas perspectivas relatos sobre a aprendizagem no ensino superior a partir da utilização de metodologias ativas. Por meio das análises identificamos que a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas são as práticas mais utilizadas nos cursos por proporcionar maior aproximação com o mundo do trabalho, além de explorar potencialmente a resolução de problemas complexos. Concluímos que, apesar de promotoras do desenvolvimento de competências complexas, as práticas ativas para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento de habilidades complexas ainda são ações que acontecem pontualmente no ensino superior brasileiro.

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