EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL: FORMA CRIATIVA DE EDUCAR

Kathleen Diniz MARIANO, Carolina Martins FERNANDES, Juliana Casarotti Ferreira Dos SANTOS

Resumo


O endividamento está infrene à população brasileira, a ausência de controle financeiro e consumismo deixam muitos planos e futuros abalados, refletindo nas crianças ideias inadequadas de gerenciamento e planejamento financeiro. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC estabeleceu alterações da atualidade escolar e incluiu obrigatoriamente, de forma transversal, a educação financeira no currículo a partir do Ensino Fundamental. A alteração da BNCC contemplando a educação financeira desde a infância reflete a importância do assunto na formação do indivíduo e, junta-se a isso a necessidade de abordar o tema de forma lúdica, educativa, mas divertida. Considerando este contexto, este estudo apresentará uma proposta de metodologia ativa para explanar sobre educação financeira de maneira lúdica e gamificada, considerando sua extrema importância para o desenvolvimento consciente da população brasileira. O objetivo é apresentar um jogo de tabuleiro às crianças do Ensino Fundamental, como parte da metodologia de ensino transversal. Foram realizadas análises dos dados da situação de inadimplência no Brasil e do último teste que mede o nível da educação mundial e pesquisas sobre tipos de metodologias ativas. Após estudos, observou-se a oportunidade em apresentar um método eficiente e eficaz sobre finanças às crianças do Ensino Fundamental, considerando esta fase de maior absorção de conhecimento, reflexos da sua aprendizagem e início da jornada escolar. Deste modo, trabalhar o tema na escola, com o jogo de tabuleiro como um material de apoio didático, é primordial para o ensino financeiro adequado das crianças. Porém a conclusão do jogo para seu uso está em andamento, sendo necessário alguns aprimoramentos, pesquisas com os professores, aplicação do jogo e parcerias, para que seja apresentado o protótipo final, aliando a tecnologia, às escolas.

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